Integrando a programação da 40a Reunião Anual da ANPEd (link), será realizado o Painel Temático Invasão das Plataformas Proprietárias na Educação Básica e Superior em Tempos de Pandemia, com a participação do coordenador do grupo LER e coordenação dos trabalhos da professora Maria Helena Silveira Bonilla, da Universidade Federal da Bahia.
O resumo do Painel: Estamos vendo a invasão das plataformas digitais privadas nas instituições de ensino, em todos os níveis, sob os discursos de gratuidade, qualidade e facilidade de uso. No entanto, os processos de dataficação, vigilância e controle, organizados pela lógica do mercado, impõem riscos para a autonomia dos professores, as dinâmicas curriculares e o gerenciamento da Educação, o que nos propomos a discutir, indicando possibilidades de enfrentamento ao modelo.O Painel será realizado na segunda-feira, 18/10, às 18 horas, mas estará restrito aos inscritos na Reunião. Serão apresentados 3 trabalhos, seguidos de debates, e a atividade integra as atividades do GT16, Educação e Comunicação:
- Plataformas na educação: implicações pedagógicas e os problemas da dataficação e da vigilância em rede, de Eduardo S. Junqueira, Universidade Federal do Ceará.
- Possibilidades de enfrentamento ao modelo de mercado presente no processo de invasão das plataformas proprietárias na educação, de Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia.
- A lógica da plataformização em políticas de currículo: algumas reflexões, de Marcelo A. Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário