Nova edição do periódico Computers & Education (link) traz diversos artigos de interesse nas temáticas de realidade virtual, mídias sociais, avaliação formativa, testes online, dentre outras, com destaque para os trabalhos: Analysis of the determining factors of good teaching practices of mobile learning at the Spanish University. An explanatory model, de autoria de Inmaculada Aznar-Díaz, Francisco-Javier Hinojo-Lucena, María-Pilar Cáceres-Reche e José-María Romero-Rodríguez, e A systematic review of research on online teaching and learning from 2009 to 2018, por Florence Martin, Ting Sun e Carl D. Westine.
A revisão sistemática sobre ensino e aprendizagem online indica diversas lacunas no conhecimento produzido sobre a temática até aqui e traz o seguinte resumo, em tradução livre: "Esta revisão sistemática aborda essa lacuna examinando 619 artigos de pesquisa sobre aprendizagem online publicados em doze periódicos na última década. Esses estudos foram examinados quanto a tendências e padrões de publicação, temas de pesquisa, métodos de pesquisa e ambientes de pesquisa e comparados com os temas de pesquisa das décadas anteriores. Embora tenha havido uma ligeira diminuição no número de estudos sobre aprendizagem online em 2015 e 2016, continuou a aumentar em 2017 e 2018. A maioria dos estudos eram de natureza quantitativa e foram examinados no ensino superior. A pesquisa de aprendizagem online foi categorizada em doze temas e uma estrutura para alunos, cursos e instrutores e níveis organizacionais foi desenvolvida. As características do aluno online e o envolvimento online foram examinados em um grande número de estudos e eram consistentes com três das revisões sistemáticas anteriores. No entanto, ainda há necessidade de mais pesquisas sobre tópicos de nível organizacional, como liderança, política e gestão e acesso, cultura, equidade, inclusão e ética, e também sobre as características do instrutor online".
O resumo do trabalho sobre boas práticas com a aprendizagem móvel (m-learning) nas universidades espanholas -- provavelmente sobre pesquisa conduzida antes da pandemia do COVID-19 -- destaca, em tradução livre: "Os objetivos deste trabalho foram, por um lado, determinar o grau de implementação do m-learning e boas práticas de ensino nas universidades espanholas; por outro lado, conhecer as causas que levam os professores universitários a não integrarem dispositivos móveis e determinar os fatores sociodemográficos que influenciam o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de m-learning. Em relação ao método de pesquisa, utilizou-se uma abordagem quantitativa voltada para a aplicação de um questionário online. Participaram do estudo 1544 professores universitários vinculados às Faculdades de Educação de toda a Espanha, com idades entre 20 e 77 anos (M = 45,29; DP = 10,45). Os resultados obtidos revelaram que: 1) Mais de 70% dos professores universitários espanhóis utilizam dispositivos móveis na sala de aula; 2) Ignoram-se os principais motivos pelos quais os dispositivos móveis não são utilizados em sala de aula, a crença de que são uma distração, a resistência à mudança e a percepção de inutilidade; 3) Apenas 39,56% realizaram boas práticas de ensino; 4) Os principais e possíveis fatores influentes nas boas práticas de ensino de m-learning foram categoria profissional, linha de pesquisa em tecnologia educacional, outras inovações pedagógicas, acredita na adequação dos dispositivos móveis e na expansão do m-learning nos próximos anos. Por fim, as implicações práticas deste estudo são discutidas, destacando a riqueza de dados coletados nesta pesquisa pioneira sobre a avaliação de boas práticas de ensino de m-learning".
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