Na semana passada realizou-se na USP o I Seminário Internacional das Humanidades Digitais no Brasil, evento que contou com a participação do grupo de pesquisa LER-CNPq da UFC. Diversos pesquisadores do Brasil e de Portugal apresentaram seus estudos de caráter interdisciplinar em desenvolvimento nas áreas de educação, linguística, história e ciências da computação. Destaque para a palestra do pesquisador Dov Winer, da National Library of Israel (veja os slides da apresentação de Winer aqui).
Na 6a feira à tarde, ao final do Seminário, foi realizado o ato de criação da Associação das Humanidades Digitais (foto), que reunirá e permitirá a colaboração de pesquisadores da comunidade lusófona, bem como estabelecerá vínculos com outras entidades da área em diversos países. O endereço web da nova entidade é http://ahdig.org/
São objetivos da nova entidade, segundo o documento original de sua criação:
- criar um fórum de reunião, debate e partilha para pessoas que fazem investigação em português e que de algum modo incorporam uma perspectiva digital no seu cotidiano científico.
- fomentar redes e relações num espaço cultural e linguístico próprio e coerente que facilite o diálogo, a troca de experiências, o trabalho colaborativo, mas que ao mesmo tempo possa potenciar a integração e visibilidade da investigação em HD feita em português nas redes e associações internacionais.
- realizar uma divulgação mais articulada da investigação e da prática em HD na comunidade acadêmica de língua portuguesa como forma de afirmar e desenvolver esta área emergente.
Caros amigos do grupo LER,
ResponderExcluirGostaria de agradecer pelo post sobre o Seminário e a fundação da AHDig. Queremos também anunciar aqui, em primeira mão, que o formulário de adesão à iniciativa foi ativado hoje, em http://ahdig.org/junte-se-a-nos.
Convidamos vocês a participarem!
Um abraço,
Maria Clara
(Coordenadora do I Seminário em Humanidades Digitais no Brasil, e Membro da Comissão de Fundação da AHDig)