Acaba de ser publicado o artigo The Manifesto for Teaching and Learning in a Time of Generative AI: A Critical Collective Stance to Better Navigate the Future, que agregou e compilou ideias de 37 pesquisadores da área de IA e educação através da técnica Delphi (link para acesso). O resumo do trabalho destaca que: "À medida que a GenAI continua a evoluir, enfrentamos desafios críticos para manter a supervisão humana, salvaguardar a equidade e facilitar experiências de aprendizagem significativas e autênticas. Este manifesto enfatiza que a GenAI não é ideologicamente e culturalmente neutra. Em vez disso, ela reflete visões de mundo que podem reforçar preconceitos existentes e marginalizar vozes diversas. Além disso, à medida que o uso da GenAI remodela a educação, ela corre o risco de corroer elementos humanos essenciais — criatividade, pensamento crítico e empatia — e pode deslocar interações humanas significativas com soluções algorítmicas".
Na seção dos Resultados (ver telas abaixo), vários temas-chave surgiram, destacando os benefícios potenciais e considerações críticas para integrar a AI generativa em contextos educacionais. Dentre os pontos destacados e detalhados no texto estão: aprendizagem colaborativa, melhoria a criatividade e inovação, ganho de tempo, melhoria da capacidade cognitiva. No que se refere aos aspecto negativos, destacam-se: desigualdades sociais, perda de integridade acadêmica, impactos no raciocínio crítico, perda de de privacidade e de valores humanos, dentre outros.
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